Como podemos ser salvos e por que fomos criados?
Ef 2 – Fala como nós somos salvos e porque fomos salvos;
1 Co 12 – Entendemos melhor quais foram as boas obras que Deus preparou para que andássemos nelas;
A analogia que podemos fazer é a seguinte, todo corpo tem seus membros e cada membro tem suas funções. Em nosso corpo espiritual temos Cristo sendo a cabeça (Ef 5:23) e nós sendo os membros, com suas respectivas funções. Nós não decidimos em quais obras andar, ou que membro vamos ser, ou melhor qual nossa função no corpo, Deus já preparou elas para nós, o que cabe a nós é andarmos/caminharmos nessas obras preparadas.
A fé e as obras caminham juntas. Somos salvos por meio da fé, para as obras. Não somos salvos pelá fé, nem pelas obras. Não participamos, nem ajudamos a Deus em nossa própria salvação. Recebemos a salvação de modo gratuito, isso é dom de Deus. Somos salvos por Cristo, mediante a fé para a prática das obras. As obras são apenas evidências de nossa salvação e não a causa de sermos salvos.
O detalhe é que quando falamos desse assunto, a dois perigos:
O primeiro deles, é acharmos que vamos ser salvos por praticar boas obras, substituindo a fé em Cristo Jesus. Muitas pessoas pensam que praticando boas obras vão comprar ou adquirir a salvação. Isso é um engano. Pois a bíblia afirma que pelas obras ninguém pode ser salvo (Ef 2:8-9) e pela lei ninguém pode ser justificado diante de Deus (Rm 3:20). Esse tolo entendimento, anularia por completo o perfeito, cabal e substitutivo sacrifício de Cristo na cruz do calvário.
O segundo perigo é imaginar, acreditar e até mesmo aceitar que a fé é legitima sem obras. Porque nós somos apenas varas ligados a videira que é Jesus e por isso temos que produzir muitos frutos para que o Pai Celeste seja glorificado e sejamos discípulos de Cristo (Jo 15:5-8). Por isso Tiago afirma: Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta (Tg 2:26).
Por enquanto é isso pessoal, façam seus comentários e qualquer dúvida me deixem saber…
Shalom… que o Deus te prospere, te abençoe e te guarde!
“BARUCH SHEM KEVOD MALCHUTO LEOLAM VAED”
(Bendito seja o Nome d’Aquele cujo o Reino é Glorioso e Eterno)
Espero que está palavra de ajude, aumente sua fé e seu conhecimento na palavra. Como sempre, se você achou esta postagem útil, inscreva-se em nossa newsletter gratuita ou siga-nos no Instagram @douglasvillar, conecte comigo no Linkedin e curta nossa página no Facebook.